home / cooperativismo
Cooperativismo

  • História
  • O cooperativismo é um sistema de união voluntária de pessoas que se organizam em sociedade para buscar soluções econômicas com base em interesses comuns. Possui como princípios: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos associados, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

    A primeira cooperativa surgiu em 1844, na Inglaterra, denominada Sociedade dos Probos de Rochdale, a partir da associação de 28 operários que buscavam uma forma de organização mais justa e democrática. No Brasil, a primeira cooperativa que se tem registro data de 1889, de Ouro Preto/MG, denominada Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, embora a cultura da cooperação já pudesse ser observada desde a época colonial.

    Os principais segmentos de cooperativas existentes atualmente são: crédito, consumo, educacional, habitacional, produção, trabalho e saúde.

  • Cooperativismo de Crédito
  • No cooperativismo de crédito as pessoas se unem para obter melhores condições de acesso a produtos e serviços financeiros.

    A primeira cooperativa de crédito surgiu na Alemanha, em 1848, fundada por Friedrich Wilhelm Raiffeisen. E no Brasil, a primeira cooperativa de crédito é datada de 1902, sob o nome de Sociedade Cooperativa Caixa de Economia e Empréstimos de Nova Petrópolis, fundada no Estado do Rio Grande do Sul.

    O regime jurídico das sociedades cooperativas foi instituído em 1971, pela Lei 5764.

    Um grande marco para o setor se deu no ano de 2009, com a promulgação da Lei Complementar 130 que revogou alguns dispositivos legais das Leis 4.595/64 e 5.764/71.

    Em 2010, foi editada pelo Conselho Monetário Nacional, a Resolução 3.859 que, com base na Lei Complementar 130/2009, alterou e consolidou as normas relativas à constituição e ao funcionamento de cooperativas de crédito.

    Hoje, o cooperativismo de crédito subdivide-se nos ramos mútuo, rural, livre admissão e empresários.